História

AERINCA – ASSOCIAÇÃO DOS EX-RESIDENTES MÉDICOS DO INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER – (Fundada em  22 de Outubro de 1978. )

A História da Aerinca. 

                        Conforme consta em nossos documentos e no livro “A Residência Médica no Instituto Nacional de Câncer”, de autoria do pranteado colega Geraldo Mattos de Sá, editado em 1997 :

  • Dia 08/10/1978 – às 11:00 horas, no Centro de Estudos e Ensino Amadeu Fialho, em reunião organizada por Magda Rezende, Antonio André Perdicaris e Maria Luíza Pessoa Cavalcanti, e com apoio de Ary Frauzino,  foram iniciados os primeiros movimentos para a criação de uma associação de ex-médicos residentes do INCA, com as finalidades de criar-se um elo entre todos  que  se formavam em cancerologia, objetivando futuros encontros científicos, culturais, afetivos e sociais envolvendo a todos, independente do local onde exercessem suas  atividades profissionais.
  • Dia 22/10/1978 – Nota assinada pelo Perdicaris é enviada aos ex-residentes, informando a fundação da Aerinca e enfatizando as suas finalidades básicas, como também a composição de Comissão Diretora Provisória, tendo como Presidente, Antonio André Magouras Perdicaris; Maria Luíza Pessoa Cavalcanti e Luiz Gonzaga Porto Pinheiro como Vice-Presidentes,   com finalidade de organização preliminar e com limitação de poder até o dia 23/11/1979, quando seria realizada assembléia durante  o IX Congresso Brasileiro de Cancerologia. Portanto, Perdicaris foi o nosso primeiro presidente, no período 1978-1979.
  • Dia 18/11/1979 – Realizada a 1ª Assembléia Geral Ordinária da Aerinca, durante o IX Congresso Brasileiro de Cancerologia, no Hotel Nacional, no Rio de Janeiro, com a presença de mais de cem ex-residentes e  com aprovação do Estatuto e a eleição da primeira Diretoria Executiva da Aerinca, tendo João Batista Simões-PB como presidente e Emilson de Queiroz Freitas-RJ como vice-presidente.
  • Dia 07/10/1983 – Realizada a 2ª Assembléia Geral Ordinária, durante o X Congresso Brasileiro de Cancerologia, Salvador (Ba), quando foi eleita a nova diretoria da Aerinca, tendo como Presidente, Emilson de Queiroz Freitas e como vice-presidentes, Paulo Alencar  e Fernando Ruiz.
  • Dias 23 a 26/11/1983 Realizada o I Encontro da Aerinca, dentro das comemorações do 45º aniversário de fundação do Instituto Nacional de Cancerologia.
  • Dia 10/11/1987 – A 3ª Assembléia foi realizada durante o XI  Congresso Brasileiro de Cancerologia, em Florianópolis(SC), ocorrendo a eleição de Carlos Guitman como presidente da entidade.
  • 1991 – Realizada a 4ª Assembléia e eleição de Geraldo Matos de Sá como presidente e Eurídice Figueiredo como vice-presidente. Nessa gestão foi elaborado o cadastramento dos ex-residentes a partir da primeira turma (1951).
  • 1994 – Efetuada a 5ª Assembléia Geral Extraordinária, durante o XIII Congresso Brasileiro de Cancerologia, em Porto Alegre (RS),com a reeleição da diretoria.
  • Abril/1995 – Realizado o I Simpósio Nacional de Cancerologia dos Ex-Residentes Médicos do Instituto Nacional de Câncer, no Rio-Palace Hotel. Nesse encontro foi lançado a primeira edição do livro “ A Residência Médica do Instituto Nacional de Câncer”.
  • Nov/1997 – Realizado o II Simpósio Nacional de Cancerologia da Aerinca, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro.Nessa ocasião, foi lançada a 2ª edição do livro “ A Residência Médica do INCA”, editado por Geraldo Matos de Sá.  Em Assembléia Geral Ordinária, foram eleitos como presidente e vice-presidente, Eurídice Maria de Almeida Figueiredo e Ernani Francisco de Sena Sampaio.
  • Outubro/1999-  O III Simpósio Nacional de Cancerologia da Aerinca foi realizado nas instalações do INCA, na Praça Cruz Vermelha, 23, atendendo reivindicações dos associados.
  • Outubro/2001 –  Realizado o IV Simpósio da Aerinca, no prédio principal do Instituto Nacional de Câncer. Ao mesmo tempo, realizado Assembléia Geral Ordinária com a recondução da Diretoria.
  • Novembro/2006 –  Assembléia Geral  em Belo Horizonte-MG, durante o XVII Congresso Brasileiro de Cancerologia, quando foram eleitos como presidente e vice-presidente, Eurídice Maria de Almeida Figueiredo e Ernani Francisco de Sena Sampaio, respectivamente. Nessa ocasião, foram comunicado a aquisição da nossa sede e  o projeto de instalação do sítio na Internet.
  • Abril/2007 – Participação da Aerinca na programação oficial do II Congresso Cearense de Cancerologia, quando promoveu  mesa-redonda abordando assuntos pertinentes à prática da oncologia pelos ex-residentes em suas instituições profissionais.Nessa oportunidade foi realizada Assembléia quando foi aprovada a proposta de denominar “ Casa do Ex-Residente Médico do INCA  Dr. Geraldo Matos de Sá “, a  sede da entidade em vias  de inauguração. Como também de intitular  o próximo conclave da Aerinca como “ V Simpósio Nacional de Cancerologia Dra. Maria Luiza Pessoa Cavalcanti.” Ambas deliberações objetivam homenagear os dois colegas pela dedicação à Aerinca e ao INCa por tantos anos.
  • Setembro/2007 – Previsão de inauguração de sede própria e site da Aerinca.
  • 2008 –  Realização do “ V Simpósio Nacional de Cancerologia Drª Maria Luíza Pessoa Cavalcanti”, dentro das programações do 30º ano de fundação da AERINCA.